Entre os problemas organizacionais que atingem as empresas, o absenteísmo é um dos mais comuns. Apesar do termo gerar estranhamento à primeira vista, ele representa de forma técnica as faltas e atrasos frequentes de funcionários durante a jornada de trabalho. Esse comportamento se torna problemático quando levamos em consideração o organograma da empresa, entendendo que a falta de um componente pode sobrecarregar outros e interferir em toda a equipe, comprometendo o seu clima organizacional e o bem-estar de seus funcionários.
Apesar de parecer algo abstrato, promover um bom clima no ambiente de trabalho, com desafios que estão de acordo com as habilidades de cada pessoa, melhora o seu desempenho e consequentemente toda a cadeia produtiva da empresa.
Por isso, a melhor forma de agir nessas situações é com a observação concreta desse comportamento, já que são diversos motivos que podem levam um funcionário à faltar ou atrasar com frequência, alguns especialistas apontam três vertentes principais:
Lembramos que independente do motivo que leva qualquer profissional a essa ação é importante avaliar a situação, entender as causas e tratar, assim como um médico. A fim de evitar questões a longo prazo, dentro e fora da empresa. Além de preservar os talentos da sua equipe.
Com o processo de terceirização, toda essa análise torna-se mais simplificada. A Liderh é um exemplo disso, já que em nosso processo a seleção dos funcionário, a manutenção das relações trabalhistsa e a organização sobre a frequência dos funcionários também são de responsabilidade do prestadora de serviços. Uma vantagem para empresas e para funcionários, que ganham um novo caminho para soluções de dificuldades na rotina.